14º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EICA), a ser realizado entre os dias 10 e 11 de outubro de 2017, tem como tema central: "Pesquisa, extensão, gestão e inovação: a matemática da vida acadêmica". A partir deste ano, passam  a integrar ao EICA, a  2ª  MOSTRA FOTOGRÁFICA e a 2ª MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA.

 

O  14º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, a  2ª  MOSTRA FOTOGRÁFICA e a 2ª MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA,  tem como objetivos incentivar, promover  a integração cultural e científica e divulgar os resultados das pesquisas científicas e das ações extensionistas realizadas pelos docentes, discentes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) do UNIALFA.

0s eventos objetivam a troca de experiências por meio de sessão de pôsteres, apresentações  orais, oficinas, mesas redondas e palestras.

PÚBLICO ALVO

Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, profissionais integrantes das comunidades locais e regionais, bem como interessados em pesquisas acadêmicas aplicadas.

Período de submissão dos trabalhos Orais e Pôster

01/08/2017 a 18/09/2017. 

OBS.: O autor deverá enviar o resumo simples ou expandido para o eixo temático inscrito em até 24 horas após a realização da inscrição.

Período de avaliação dos trabalhos  19/09 a 29/09/2017

Divulgação dos trabalhos aprovados

Dia 02/10/2017, no site  http://www.eicaunialfa.com.br/programacao.asp, na aba PROGRAMAÇÃO.

Divulgação da programação no site

Dia 05/10/2017, no site   http://www.eicaunialfa.com.br/programacao.asp, na aba PROGRAMAÇÃO.

Realização do evento

 10 e 11/10/2017

Eixos Temáticos são agrupamentos de temas que auxiliam na orientação  e no planejamento to do trabalho, exercendo o papel  de suporte ou de guia. O 14º Encontro de Iniciação Científica, norteia-se pelos temas "Pesquisa, extensão, gestão e inovação: a matemática da vida acadêmica."

Número

E-mail para envio dos resumos simples ou expandido

Coordenadores dos Pareceristas

Eixos Temáticos

Eixo 01

Cursos de Engenharias e

Sistemas

eixo01@hotmail.com

Me. Thales Balieiro Takao

Ma. Patrícia Carvalho

Me. Juliano Pável

  Me. Iúry Vinícius Winckler Colatto

 

 

Matemática como ferramenta de desenvolvimento tecnológico.

Eixo 02

Curso Direito

eixo02@hotmail.com

Me. Anderson Luiz Brasil

Esp. Maria Izabel de Melo Oliveira

Teoria do Direito, da personalidade e dos povos como marco da evolução.
Direitos Humanos e a construção da democracia
A ética e a pesquisa no desenvolvimento do direito.

Eixo 03

 Cursos de Administração e Comércio Exterior

 

eixo03@hotmail.com

Ma. Maria Regina Silva Lima

 

Finanças Corporativas

Métodos quantitativos em gestão

Inovação e a gestão financeira

Estudos e pesquisas quantitativas em gestão

Viabilidade econômica para empreender

COMEX

Balança comercial goiana análise quantitativa

Empreendedorismo, inovação e boas práticas na exportação em Goiás

Análises quanti ou quali do escoamento de grãos para fora do país

 

 

Eixo 04

Curso de Ciências Econômicas

 

eixo04@hotmail.com

Me. Aurélio Troncoso

 

Estudos econométricos, voltados para setores primários, secundários e Terciários;

Estudos estatísticos, voltados para o desenvolvimento Regional;

Estudo relacionados aos incentivos e benefícios fiscais;

Mercado financeiro e de capitais;

Economia Aplicada;

Estudos voltados ao processo inflacionário brasileiro;

Política monetária, Fiscal e Cambial.

 

Eixo 05

Curso de Ciências Contábeis

 

eixo05@hotmail.com

Me. Marcus Vinicius Rodrigues Lima

 

1.Gestão de Riscos e Responsabilidade Social Corporativa; Gestão de Margem Financeira e depósitos de demanda na gestão de riscos; Gestão de riscos em pequenas empresas; 2.Sustentabilidade dos Negócios; Crescimento das empresas e a perspectiva da visão baseada em recursos; Gestão baseada em valor; - Cadeias Produtivas Sustentáveis com base no princípio do menor custo de disposição; 3. Gestão e Inovação no Setor Público; 4) O papel da universidade com as empresas em desenvolvimento.

OBS.: Descrição como apêndice

 

Eixo 06

Curso de Arquitetura e Urbanismo

eixo06@hotmail.com

Ma. Paola Regina. A Monteiro

Projeto de Arquitetura e Urbanismo; Gestão Sustentável das Cidades; Planejamento e Desenvolvimento Regional.

 

Eixo 07

Curso de Psicologia

 

eixo07@hotmail.com

Dra. Hérica Landi Brito

 

Psicologia e Educação 

Psicologia do trabalho e das organizações 

Psicologia Clínica

Psicologia Jurídica 

Psicologia da saúde e hospitalar

Práticas Psicológicas e psicossociais 

Avaliação psicológica e neuropsicológica 

Questões contemporâneas em Psicologia: desafios e possibilidades 

 

Eixo 08

Curso de Pedagogia

 

eixo08@hotmail.com

Ma. Sonilda Aparecida de Fátima

 

 

 

 

 

 

Políticas públicas educacionais e gestão na educação

Processos de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não escolares

Formação de professores

 

 

 

 

 

 

 

 

Eixo 09

Curso de Jornalismo

 

eixo.09@hotmail.com

Ma. Lídia Araújo

 

 

Eixo 10

Curso de Publicidade e Propaganda

eixo.10@hotmail.com

Me. Roberto Jimenes

Humanidades em Números: visa explorar o papel do indivíduo na sociedade, associada à multiplicidade dos valores multiculturais do mundo contemporâneo.

Produção Publicitária e seu Valor Comercial: a publicidade e propaganda como mola propulsora da economia mundial.

 

Eixo 11

Mestrados do UNIALFA 

eixo.11@hotmail.com

Dra. Cintia Neves Godoi

Dr. Marcelo Lavocat Rocha Campos

 



 

I. Cada autor, individualmente ou em conjunto, poderá submeter e apresentar, apenas 1 (um) trabalho;

II. Autores da graduação e pós graduação lato sensu:

  1. Alunos de graduação devem indicar, obrigatoriamente, um (a) professor (a) orientador (a);
  2. Para alunos de graduação do UNIALFA, , serão permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por trabalho, excluindo o professor orientador;
  3. Para alunos de pós-graduação, serão permitidos, no máximo, 2 (dois) autores por resumo expandido.

 

O(s) autor(es) inscritos para apresentação de pôsteres deverão encaminhar o resumo simples (NÃO ultrapassar 01 (uma) página).  Já os inscritos nas comunicações orais deverão encaminhar o resumo expandido (NÃO ultrapassar 2 (duas) páginas) para o e-mail do eixo temático inscrito

Os modelos para confecção do pôster, comunicação oral, resumo simples, resumo expandido e relato técnico estão disponíveis na aba normas (http://www.eicaunialfa.com.br/Normas.asp);

O envio do resumo simples ou expandido deverá ocorrer em até 24 horas após a realização da inscrição.

II. Autores alunos do mestrado do UNIALFA:

a) O(s) autor(es) dos trabalhos nas linhas de pesquisa do Mestrado da UNIALFA deverão, no ato da submissão, enviar Resumo Expandido (NÃO ultrapassar 2 (duas) páginas) e o Relato Técnico em formato em word (.doc ou .docx), de 07 a 16 páginas, para o e-mail do eixo temático inscrito, levando em consideração as orientações descritas em normas;

III. Serão disponibilizados aos participantes recursos audiovisuais para as apresentações das comunicações orais.

 

I. Poderão participar como AUTOR, os egressos e acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação (latu e stricto sensu), docentes do UNIALFA e de outras instituições, bem como profissionais do mercado de trabalho graduados ou pós-graduados.

II. Poderão participar como PARECERISTA professores com titulação mínima de especialistas e, interessados em integrar o Comitê Científico do EICA. Os docentes atuarão na análise e emissão de pareceres sobre trabalhos inscritos.

a) Docentes do UNIALFA, não é necessário enviar a documentação.

b) Aqueles que se interessarem em participar como PARECERISTAS deverão realizar a inscrição no site do EICA até o dia 18/09/2017.

c)  Pareceristas que não forem colaboradores do UNIALFA, deverão enviar a comprovação da titulação para karolina.miranda@unialfa.com.br, que acusará recebimento e fornecerá mais informações sobre o evento.

III. Poderão se inscrever como MEMBRO DE BANCA AVALIADORA professores do UNIALFA com titulação de especialistas, mestres e doutores.

I.  Serão desclassificados os trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem dentro das normas estabelecidas por este edital;

II. Serão desclassificados os trabalhos que não cumprirem o prazo de 24 horas para envio do resumo simples ou expandido;

II. A comissão científica (pareceristas) do evento será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:

1. Título: adequação ao conteúdo do resumo.

2.  Introdução: Qualidade e adequação ao objetivo do trabalho.

3.  Objetivo: Clareza, pertinência e consecução.

4. Metodologia: Adequação e qualidade.

5.  Resultados e Discussão/Análise Crítica: Clareza, consistência, análise dos dados e alcance aos objetivos.

6. Conclusão: Coerência em função dos objetivos e resultados.

7. Relevância: Inovação e contribuição para área de conhecimento.

8. Qualidade da redação: Ortografia e gramática.

9. Organização do texto: Clareza e objetividade.

III. Os autores/coautores receberão um e-mail com o PARECER FINAL sobre os trabalhos a serem submetidos à apresentação, com nenhuma emissão de juízo meritório:

1. Aceito: aprovado e apto para apresentação durante o evento.

2. NÃO aceito: reprovado e não poderá ser apresentada durante o evento.

Nenhum outro meio de comunicação será realizado, senão o envio eletrônico do resultado.

IV. Os trabalhos aprovados serão divulgados através do site do EICA, com a data, horário e local de apresentação, e todos os resumos simples e expandidos que forem devidamente apresentados serão publicados nos Anais do evento;

V. Da decisão do parecer final, não cabe nenhum recurso.

MODALIDADE

QUANTIDADE DE HORAS

Autores (pôsteres e comunicações orais)

10 horas

Palestras *

6 horas

Oficinas *

4 horas

Ouvinte Comunicação Oral *

2 horas


I. Os ouvintes*, a comando dos coordenadores de sala, deverão assinar a lista de frequência no momento da apresentação oral, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

II. Os ouvintes de palestras e oficinas*, a comando da Comissão Organizadora, deverão assinar a lista de frequência ao final das palestras e oficinas, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

III. Os alunos regularmente matriculados no UNIALFA, que apresentarem trabalhos na mostra de produtos sustentáveis e arte e na feira didática, receberão 10 horas de atividades complementares.

Relação dos autores que receberão os certificados de menção honrosa.

A cerimônia de entrega será realizada no mês de dezembro de 2017.

 

Relação dos selecionados para apresentação das comunicações orais e pôsteres, será  publicada no banner principal.